Celebration of the Divine Holy Spirit
400 Anos de DevoçãoA Comunidade Católica de Boipeba celebra com grande jubilo, 400 anos de devoção ao Espirito Santo. O tema das festividades é ‘a Comunidade que Partilha os Dons e os Bens’. O período festivo é de nove dias e finaliza com uma missa no domingo de Pentecostes, sete semanas após a Páscoa, celebrando a descida do Espirito Santo sobre a comunidade cristã e o nascimento da Igreja Católica. A Igreja do Divino Espírito Santo de Boipeba começou a ser construída pelos jesuítas em 1611 e em 1616, o então Bispo de Salvador, Dom Constantino Barradas criou a freguesia (paróquia) do Divino Espirito Santo de Boipeba. |
Dia 6 de maio de 2016, às 19h, iniciou-se o período festivo com o Hasteamento da Bandeira, acompanhado de hinos e cânticos. |
Em seguida Frei Augusto, da paroquia da Nossa Senhora do Rosário de Cairu, celebrou uma missa com o tema ‘Jesus é a grande doação do Pai para nós'. |
Dia 8, a Associação de Culto Afro Brasileiro de Boipeba se reuniu para a Lavagem da Igreja. |
Após, seguem-se manifestações culturais nas ruas de Boipeba com o Grupo Bumba Meu Boi. |
Apresentação do Grupo de Capoeira - Axé Bahia. |
Dia 15, Domingo de Pentecostes, Bispo Dom João Nilton da Diocese de Amargosa, celebrou uma missa festiva, seguida pela Procissão do Divino que passou pelos bairros de Velha Boipeba. |
Dia 16, foi realizada a procissão em homenagem a São Francisco com um cortejo de barcos. A procissão passou pelos bairros de Velha Boipeba acompanhado pelas imagens de São Sebastião, do Espírito Santo, de Nossa Senhora da Conceição e de Santo Antonio. |
Creio no Espírito Santo«Deus é Amor» (1 Jo 4, 8.16) e o Amor é o primeiro dom, que contém todos os outros. Este amor «derramou-o Deus nos nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado» (Rm 5, 5). O termo «Espírito» traduz o termo hebraico «Ruah» que significa sopro, ar, vento. Jesus, ao anunciar e prometer a vinda do Espírito Santo, chama-Lhe o «Paráclito», que quer dizer: «aquele que é chamado para junto» (Jo 14, 16. 26; 15, 26; 16, 7). «Paráclito» traduz-se habitualmente por «Consolador», sendo Jesus o primeiro consolador. «Ninguém conhece o que há em Deus, senão o Espírito de Deus» (1 Cor 2, 11). Ora, o seu Espírito, que O revela, faz-nos conhecer Cristo, seu Verbo, sua Palavra viva; mas não Se diz a Si próprio. Quando o Pai envia o seu Verbo, envia sempre o seu Espírito: missão conjunta na qual o Filho e o Espírito Santo são distintos, mas inseparáveis. Sem dúvida, é Cristo quem aparece, Ele que é a Imagem visível de Deus invisível; mas é o Espírito Santo quem O revela. O Baptismo «dá-nos a graça do novo nascimento em Deus Pai, por meio do Filho no Espírito Santo. Porque aqueles que têm o Espírito de Deus são conduzidos ao Verbo, isto é, ao Filho: mas o Filho apresenta-os ao Pai, e o Pai dá-lhes a incorruptibilidade. Toda a missão do Filho e do Espírito Santo, na plenitude do tempo, está contida no fato de o Filho ser o ungido do Espírito do Pai, desde a sua Encarnação: Jesus é o Cristo, o Messias. Toda a obra de Cristo é missão conjunta do Filho e do Espírito Santo. Jesus só revela plenamente o Espírito Santo quando chega a Hora da sua morte. O Espírito será enviado pelo Pai em nome de Jesus. O Espírito Santo ficará conosco para sempre, há-de lembrar-nos tudo o que Cristo nos disse. No dia de Pentecostes, a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo que Se manifestou, Se deu e Se comunicou como Pessoa divina: da sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito. Neste dia, revelou-Se plenamente a Santíssima Trindade. Símbolos do Espirito SantoA água. O simbolismo da água é significativo da ação do Espírito Santo no Baptismo, pois que, após a invocação do Espírito Santo, ela torna-se o sinal sacramental eficaz do novo nascimento. «Batizados num só Espírito», «a todos nos foi dado beber de um único Espírito» (1 Cor 12, 13): portanto, o Espírito é também pessoalmente a Agua viva que brota de Cristo crucificado como da sua fonte, e jorra em nós para a vida eterna. A unção. O simbolismo da unção com óleo é também significativo do Espírito Santo, a ponto de se tomar o seu sinónimo. A primeira unção realizada pelo Espírito Santo é de Jesus. Cristo («Messias» em hebraico) significa «ungido» pelo Espírito de Deus. O fogo. Enquanto a água significava o nascimento e a fecundidade da vida dada no Espírito Santo, o fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo. É sob a forma de línguas, «uma espécie de línguas de fogo», que o Espírito Santo repousa sobre os discípulos na manhã de Pentecostes e os enche de Si. A nuvem e a luz. Estes dois símbolos são inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo. A nuvem revela o Deus vivo e salvador, velando a transcendência da sua glória. O selo é um símbolo próximo do da unção. Com efeito, foi a Cristo que «Deus marcou com o seu selo» (Jo 6, 27) e é n'Ele que o Pai nos marca também com o seu selo». A mão. É pela imposição das mãos que Jesus cura os doentes e abençoa as crianças. O mesmo farão os Apóstolos, em seu nome. Ainda mais: é pela imposição das mãos dos Apóstolos que o Espírito Santo é dado. O dedo. «É pelo dedo de Deus que Jesus expulsa os demónios». Se a Lei de Deus foi escrita em tábuas de pedra «pelo dedo de Deus» (Ex 31, 18), a «carta de Cristo», entregue ao cuidado dos Apóstolos, «é escrita com o Espírito de Deus vivo: não em placas de pedra, mas em placas que são corações de carne» (2 Cor 3, 3). A pomba. No final do dilúvio, a pomba solta por Noé regressa com um ramo verde de oliveira no bico, sinal de que a terra é outra vez habitável. Quando Cristo sobe das águas do seu baptismo, o Espírito Santo, sob a forma duma pomba, desce e paira sobre Ele. O texto basei-se em citações do site: |